Destaques:
Todas as partidas aqui: http://london2013.fide.com/analysis/index.html
Rodada 9 - O torneio pega fogo.
Carlsen com sorte e tenacidade se salvou contra Kramnik. Svidler e Grischuk fazem uma partida espetacular com sacrifícios para os dois lados (Svidler sacrificou uma dama por duas peças depois de Grischuk sacrificar uma peça por dois peões!). Ivanchuk detonou Radjabov em uma aula posicional. E em uma ótima partida Aronian perde em erro inesperado contra o experiente Gelfand!
Rodada 12 - Muita emoção.
Assisti ao vivo (em vídeo) Carlsen perder para Ivanchuk em uma partida morna que se desencadeou em um final complexo. Carlsen acreditava, após um lance prepotente, levar para um empate mesmo em apuros. Ivanchuk, como franco-atirador no torneio, usou toda sua experiência e pressionou a cada movimento as peças do prodígio norueguês para o abismo em um final dramático!
Também vi Aronian perder para Kramnik em uma partida eletrizante no qual o armênio cometeu um deslize, em que naquela posição seria fatal. A partida se desenrolou para um final interessantíssimo! O armênio tenta um empate com um conceito inovando os livros de finais modernos.
*** Obs: Kramnik vence TRÊS partidas seguidas!! (Grischuk, Radjabov e Aronian). Assim Aronian perde mais uma e sai do páreo. E Kramnik faz o que Magnus não fez - venceu um adversário direto!
Na 13a rodada Magnus vence muito bem em um final superior contra Radjabov e Svidler também vence pressionando a todo instante Ivanchuk dando um salto no torneio; deixando a classificação antes da última rodada assim:
Magnus Carlsen joga para a vitória e volta a liderar, mas agora não está sozinho.
Amanhã a última rodada! Imperdível!!!
Site oficial: http://london2013.fide.com/analysis/index.html