quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Entrevista com Karina Abrahim

Entrevista com Karina Abrahim, 20 anos, uma das melhores jogadoras do Estado do RJ. Falta pouco para se tornar a numero um. Venceu ano passado o Estadual Sub-20 Feminino. 
Estudante de Psicologia (UFRJ)



1) Quando você se interessou pelo Xadrez? Como foi?

Eu me interessei pelo xadrez porque um tio me ensinou os primeiros movimentos. Toda vez que ele vinha na minha casa ele me ensinava mais alguma coisa e jogávamos. Gostava muito. Comecei perdendo dele, depois fui complicando o jogo até conseguir derrotá-lo. Minha mãe descobriu que tinha salão de xadrez no Tijuca Tênis Clube (éramos sócias do clube) e fiz um rápido teste com um menino que também jogava lá e nunca mais saí do meu amado TTC.

2) O que te levou a levar o esporte junto com você em sua adolescência?

 O xadrez sempre me ajudou muito na escola. Mas o que me fez continuar mesmo foi o amor ao esporte e aos diversos amigos que fiz no clube. O Tijuca Tênis Clube era e ainda é minha segunda casa. Tenho amigos de lá de mais de 10 anos!

3) Você foi campeã estadual feminino em 2011. Qual foi sua melhor partida?

Minha melhor partida, sem dúvida, foi com a Vanessa (CXP). Ali foi o jogo chave: como as duas fizeram 2em 2 a terceira rodada ficou praticamente decisiva. Consegui ganhar! Fiquei muito feliz! Muitos me abraçaram pela bonita partida que fiz!

4) Quando você percebeu que seu jogo começou a crescer? 

Não tem como negar: meu jogo cresceu muito quando namorei o MI Diego Di Berardino. Subi da classe C para a B rápido! Sempre me ajudou muito e me apoiava.

5) Voce viajou para Campinas jogar um torneio FIDE, não foi? Como foi essa experiência? Já viajou outras vezes?

Sim! Foi muito legal sim! Conheci muita gente, fiz muitos contatos, amizades... Foi uma experiência muito legal! Mas vi que a realidade do Rio em femininos não podia ser comparada com o nível de outros estados. Uma pena.

6) Você acha que faz bem jogar torneios em lugares diferentes para o desenvolvimento do atleta?

Sim! Tanto que voltei do brasileiro jogando muito melhor! Tinha outra visão de jogo. É  bom para o desenvolvimento sim, pois você troca experiências, troca informações, faz contatos. De um modo geral, essa mudança de ambientes faz muito bem!

7) Você teve algum instrutor?

Tive sim! Quando pequena, era o Amorim ( até quando ele não me dava mais aulas eu o chamava de professor Amorim. Sinto muitas saudades dele.) Depois tive o Madeu ( Uma pessoa sensacional que sempre me ajuda). Depois fiquei 2 anos com o MI Diego Di Berardino. Hoje treino jogo posicional com o meu namorado Tarcísio Rodrigues do TTC.

8) Hoje no RJ, para você, quem são os melhores?

O Rio tem ótimos jogadores! Destaco Pedro Paiva, MI Eduardo Limp e MF Ricardo Teixeira.

9) Quem é seu jogador preferido? E por quê?

Kaspa. Ele é um clássico.

10) Nos últimos anos você tem melhorado bastante. Mas qual seu objetivo no Xadrez hoje? Alcançar algum nível, ou jogar um campeonato específico?

Evoluí sim, mas agora não tenho muitos objetivos com o xadrez. Estou mais focada nos estudos. Mas pretendo voltar mais forte no segundo semestre de 2013. Gostaria muito também de dar uma palestra sobre Psicologia Esportiva voltada para o xadrez.


Obrigado, Karina!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário