sábado, 23 de março de 2013

Cobertura Torneio dos Candidatos

Amigos(as), 

Está rolando em Londres o Torneio dos Candidatos ao título mundial. O vencedor enfrentará o atual campeão do mundo Vishwanathan Anand.





Carlsen, Kramnik e Aronian entram como favoritos. 

Sobre Carlsen: o jogador mais jovem e ao mesmo tempo o mais forte na atualidade! Faltam apenas 20 pontos (live rating) para o absurdo rating de 2900. Momento fantástico para a história do Xadrez mundial.
Sobre Aronian: Um jogador do qual sempre gostei, pela sua criatividade. Ele deve ter se preparado para esse torneio com toda a Armênia! Atualmente é o número 2 do ranking. 
Sobre Kramnik: Um jogador muito teórico e o mais experiente em torneios mundiais dos participantes. Ele é muito sólido e estável.

Segue:

Svidler hexa-campeão russo, Gelfand atual vice-campeão Mundial, Grischuk está no topo nos últimos 15 anos, e os mais enigmáticos: o primeiro por sua irregularidade e o segundo por sua inatividade no ano passado: Ivanchuk um dos mais talentosos de sua geração e Radjabov o 4o colocado no ranking.


***


Você pode acompanhar as partidas (com vídeo) ao vivo no link abaixo: 
- mais de 265 mil visitantes de 194 países visitaram o site oficial.
http://london2013.fide.com/analysis/index.html


Estamos na metade do torneio. Carlsen e Aronian lideram, com bonitas vitórias e 4 empates cada. O mais próximo é kramnik com 50%, 1,5 a menos! 


Será Aronian o carrasco de Magnus? Ou Magnus finalmente disputará o Título mundial pela primeira vez? A resposta virá na próxima semana, vai ferver Londres. 














***

Ao fim da sexta rodada os jogadores falaram para a imprensa. Destacarei alguns momentos a seguir.

Magnus: Eu estou muito feliz. Eu joguei quatro vezes de pretas até agora e eu sinto que eu estou jogando em um bom nível… como eu disse antes: Eu estou onde eu preciso estar. Vamos ver o que acontece daqui em diante.

Kramnik: Eu só estou tendo uma má sorte. Eu estou gostando muito do meu jogo, mas a bola não está entrando no gol. Ontem eu estava muito perto de uma vitória, e hoje de novo … Foi simplesmente fantástico eu não estar dando mate nele. Acho que se eu não repetir os lances, eu estou perdido. Seria uma aposta, porque ele é um jogador muito bom de blitz. Eu não estou feliz com a maneira que o torneio vai, mas eu não acho que eu posso culpar a mim mesmo. A única coisa que posso fazer é continuar a mostrar um bom xadrez e espero em algum momento ter a sorte do meu lado.

Sobre a partida Radjabov x Aronian na sexta rodada,

Kramnik Palpitou: Este g4-g5 parece um lance nervoso. Parece que as pessoas estão um pouco nervosas aqui, especialmente os jovens!

Aronian: Devo dizer que até o último momento ele estava defendendo muito bem. Só por sorte eu consegui quebrar a sua resistência


Eu destaco essa partida e a vitória de Carlsen sobre Gelfand na terceira rodada, uma aula de final!

Foto da quarta rodada (Carlsen provavelmente torcendo contra Aronian, mas terminou empate Aronian x Svidler):





Todas as rodadas começam às 14:00hrs

8a Rodada domingo 24/03
9a Rodada segunda 25/03
10a Rodada quarta 27/03
11a Rodada quinta 28/03
12a Rodada sexta 29/03
13a Rodada domingo 31/03
14a Rodada 01/04
Tie-Breaks se necessário e Cerimônia de encerramento 02/04


Estatística geral:

FIDE CEO Geoffrey Borg. Com base em 1.303 jogos:
Maior número de partidas (Ivanchuk – Kramnik, 95 jogos) 
Menor número de partidas (Carlsen – Grischuk, 24 jogos) 
Mais partidas (Ivanchuk, 448 jogos) 
Menos partidas (Radjabov, 250 jogos)


P.S. Minha pagina no Facebook: 

https://www.facebook.com/pages/Opini%C3%B5es-de-Mestres-de-Xadrez/557145214309956?notif_t=page_new_likes

Um comentário:

  1. David,

    Muito bom o seu post. Este torneio é muito interessante e desperta interesse de todos. Tenho me divertido muito com o torneio. Passo a tarde no site do evento. Até escrevi um mini post a respeito.

    http://www.xadrezsemdemagogia.com/2013/03/ha-males-que-vem-para-o-bem.html

    Abração,
    Kemper

    ResponderExcluir