segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Tema 1: Sacríficio de qualidade



"INTERNACIONAL UERJ 60 ANOS" RJ 2010

Braz,Renato Verissimo0-1Yunes, David Teles (elo atual 1940)
http://ratings.fide.com/pgn_chess_game.phtml?code1=2138220&code2=2122251&code3=5.10&code4=54924&pgn_game=%22Braz_Renato_Verissimo_VS_Yunes__David_Teles%22

Comecei com uma dragão acelerado. Meu adversário rocou pequeno e fiquei na dúvida se abria com 8...d5 ou 8...d6 (Decidi por essa).


14.a3?! (Um lance atípico)


17...Txc3! Sacrifício temático da dragão em troca de dinamismo.


O decorrer da partida foi impreciso por ambas as partes. No lance 39 estamos em uma posição de bloqueio na ala dama e meu adversário quis jogar para vencer e cometeu o erro da simplificação.


39.Txb3?!-dxc3!


55.Bxc2? me ajuda muito! e consigo finalizar. 


Uma partida temática, apesar de 
simplificada.



"Campeonato CXG José Carlos Ferreira 2010 RJ"

BRA2043Rodrigues,Nei Jorge1-0Yunes, David TelesBRA1940


Meu adversário começa com uma abertura hipermodernista. Meu plano está confuso na abertura, mas consigo manter a tensão central.


Idéias novas com 14...Ba6 e 15...e5 apresentariam planos mais dinâmicos para abrir com ...b5 e ...f5.


17.exd5! Paralisando a ala da dama.


25...a3!? fixando uma posição temática para sacrifício.


28.f5! com vantagem. Aqui estou jogando pelo empate...


38...Td4! única defesa, abrindo fileira para a dama com a subida da outra Torre.


41...Ce5! Recusando o sacrifício da qualidade! As torres não passam já que as colunas estão fechadas. E o cavalo se encontra muito forte centralizado.


43. Txe5 para vencer! 


49...d6?? Dá a vitória para as negras!


50. Dxf2?? Repassa a gentileza!! Rf1 era o lance!!! estávamos no ping, mas o cálculo não era difícil.


E as brancas vencem. Uma partida muito sutil!




"A beleza das jogadas do xadrez não reside na aparência, mas nos pensamentos que estão por trás dele." - Aaron Nimzowitsch



Nenhum comentário:

Postar um comentário